Notícias
Aluno

Conselho Regional de Medicina

Entenda a função do órgão para os profissionais

Publicado em : 09/03/2023 18:41:56 atualizado em : 09/03/2023 19:04:41

O Conselho Regional de Medicina (CRM) está presente em todos os estados do país para padronizar diversas condutas da profissão e acompanhar a regulamentação das normas mais importantes, como o Código de Ética Médica, publicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Todo profissional que queira colocar em prática os conhecimentos obtidos durante a graduação precisa estar registrado nesse órgão.

O que é o Conselho Regional de Medicina?

O Conselho Regional de Medicina é o órgão que fiscaliza e acompanha as boas práticas da profissão médica, visando sempre a oferta dos melhores serviços para o paciente e um atendimento cada vez mais humanizado.

É ele que estabelece os princípios de segurança do paciente, analisando se os médicos formados que estão exercendo a profissão no mercado de trabalho, de fato, estão agindo de acordo com a filosofia e a ética médica.

O Conselho Regional de Medicina também é a organização responsável por emitir o número de registro do médico para o estado. Um profissional só conseguirá trabalhar, de forma legalizada, dentro do território brasileiro se tiver em mãos a sua identificação de registro no CRM.

Qual é a importância desse órgão?

Regulamentação - O CRM se responsabiliza pela fiscalização dos ambientes de trabalho do profissional da Medicina, como hospitais, ambulatórios, clínicas e demais instituições de saúde, tanto de caráter público quanto privado, a fim de saber se as condições são favoráveis ao exercício da profissão. 

Quando há alguma irregularidade em relação às condições de trabalho ou práticas realizadas na instituição de saúde que fere a regulamentação estabelecida, é possível realizar uma denúncia. Desse modo, o Conselho Regional de Medicina será o órgão que fará a apuração e a vistoria desses espaços, com o intuito de garantir o seguimento das normas de saúde e segurança.

Como resultado, é possível garantir a integridade dos profissionais e dos pacientes, certificando se os centros de saúde estão devidamente regulamentados para oferecer tratamento, diagnóstico, prevenção e atendimento médico adequados.

Fiscalização das práticas - O Conselho Regional de Medicina também efetua a fiscalização das práticas dos profissionais, a fim de que eles sigam corretamente a conduta médica.

Desse modo, é garantido que um médico realize atendimentos apenas nas especialidades em que fez residência médica — ressaltando que um profissional da Medicina pode se tornar especialista em, no máximo, duas áreas distintas.

Além disso, é de responsabilidade do CRM fiscalizar a conduta dos profissionais de Medicina. É assim que se certifica de que o Código de Ética Médica está sendo seguido em todas as regiões do Brasil e que estão sendo cumpridas as normas de respeito do médico ao paciente, assim como entre os profissionais da área.

Intervenções - A área da Saúde é muito delicada, pois qualquer erro pode comprometer seriamente a vida de uma pessoa. Desse modo, a responsabilidade pelos atos se torna uma das maiores obrigações dos médicos.

Quando ocorre qualquer tipo de situação que ponha em risco a integridade do paciente por conta de erros médicos ou omissão, é o CRM que realiza a intervenção, fazendo a investigação e tomando as medidas adequadas.

Ao mesmo tempo, quando quem está passando por problemas são os profissionais da Medicina, o Conselho Regional intervém junto ao governo em favor dos médicos, sempre que for necessário. Novamente, é possível notar que o objetivo do órgão é manter tanto a integridade do paciente quanto dos profissionais da área.

Como se inscrever no Conselho Regional de Medicina?

Sabendo da importância de se registrar no CRM da região após se formar, nada melhor do que entender como é possível fazer essa inscrição. A seguir, confira o passo a passo:

  • preencha os seus dados para a ficha cadastral no site do CRM referente ao estado em que vai exercer a profissão;
  • vá até o CRM mais próximo;
  • leve os documentos necessários — diploma original (ou declaração de colação de grau com validade, feita pela instituição de ensino), cópias de RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência;
  • entregue fotos 3×4 recentes;
  • realize o pagamento da taxa;
  • mantenha o pagamento da anuidade.

Vale ressaltar que é necessário realizar esse procedimento ao se mudar de estado, mesmo que já tenha registro no CRM. Nesse caso, é feita uma inscrição secundária.

Exibindo 1 - 60 de 102 resultados.