Internato

A etapa final do curso de Medicina oferece uma experiência 100% prática, em que vocês realizam atendimento aos pacientes – dentro de hospitais, unidades básicas de saúde e clínicas credenciadas à Instituição de ensino – com a supervisão de um médico, que é um professor da faculdade. Essa atividade é regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC) e funciona como o estágio obrigatório. 

Além dos atendimentos, agora vocês precisam realizar os plantões nas áreas de urgência e emergência. Nesses dias, poderão chegar a cumprir uma carga de 12 horas de trabalho para vivenciar os longos expedientes que fazem parte da rotina profissional.

Clique aqui e confira alguns pontos do seu Manual do Internato e reforçamos a importância da leitura. O manual completo deve ser obtido na íntegra junto à coordenação de curso de sua unidade.

Responsive Image

Dúvidas frequentes sobre Internato:

Qual é a diferença entre o internato e a residência? 

É normal ter essa dúvida, mas saiba que são coisas completamente diferentes. O internato é uma etapa que ocorre dentro do curso de Medicina, momento em que vocês passam por diversas especialidades.

A residência ocorre após a formação e com o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) de seu estado em mãos. Essa prática funciona como uma especialização realizada em hospitais e há uma remuneração por isso. Você prestará uma prova para entrar no programa, que dura de 2 a 5 anos, dependendo da área escolhida. 
 

Essa atividade é remunerada? 

Não. O internato é como um estágio não remunerado, que conta como uma atividade do curso de Medicina. Sabemos que é uma rotina intensa e, por vezes, exaustiva, com muitas cobranças e pressões.

Mas é necessário dedicação e uma carga horária prática longa para que vocês aprendam a atuar com excelência na Medicina.
 

Todos os estudantes de Medicina precisam passar pelo internato? 

O internato faz parte da matriz curricular de quem vai cursar Medicina. A sua carga horária, que varia de instituição para instituição, deve ser cumprida para que você possa se formar. 

Quais atividades são desenvolvidas nesse período? 

Durante o interno, vocês examinam os pacientes e pensam em hipóteses diagnósticas, sempre acompanhados pelos professores.
Com isso, aprendem sobre casos clínicos, sintomas e condutas que devem ser adotadas para cada situação. 

Quais são as áreas Médicas de atuação do internato? 

•    Ginecologia;
•    Obstetrícia;
•    Clínica Médica;
•    Cirurgia;
•    Pediatria;
•    Saúde Coletiva;
•    Saúde da Família;
•    Urgência e Emergência. 

Qual é a importância dessa vivência para o futuro médico? 

•    Experiência profissional: Sem dúvidas, o ganho mais importante é poder ter contato com a prática antes mesmo de se formar. Essa é a etapa final de aprendizado da graduação, então, aproveitem o momento para tirar todas as dúvidas que possam surgir durante os atendimentos com os seus professores.

•    Desenvolvimento de soft skills: Além de todo o conhecimento técnico adquirido, o internato vai proporcionar o desenvolvimento de algumas habilidades relacionadas ao comportamento e à postura no trabalho.

• Oportunidade para descobrir a especialidade que deseja seguir: Essa é a oportunidade ideal para decidir sobre qual especialidade seguirá durante a fase da residência.