Metodologias Ativas na Educação Médica

O aprendizado através de Metodologias Ativas aumenta as chances de garantir algo essencial para o futuro médico: o conhecimento que fica!

Hoje já temos informações científicas suficientes comprovando que, quando aprendemos de forma ativa, geramos “emoção”. É justamente esta condição que faz nosso cérebro criar memória de longo prazo.

Certo, mas como isso pode ser bom para sua formação médica?

Médicos que utilizam metodologias ativas em sua formação tendem a ser mais proativos, com maior poder de reflexão e senso crítico e costumam tomar decisões de forma mais segura. Como o aprendizado é baseado na busca ativa de informações, muitos conceitos permanecem na memória até o final da vida profissional e o processo de aprendizagem continuada, ao longo da carreira, fica bem mais fácil. Afinal de contas, médico nunca para de estudar, não é mesmo?

Com o aprendizado baseado em metodologias ativas pode te beneficiar:

  • Melhora o pensamento crítico

  • Desenvolve habilidades socioemocionais

  • Aumenta a retenção de conhecimento

  • Prepara os estudantes para assumir riscos

  • Estimula o pensamento criativo

  • Promove a solução de problemas reais

E então, qual o papel da instituição nesse processo?

O IDOMED possui um Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente, o NAPED, que organiza estratégias para qualificação e atualização dos docentes em temas relevantes para a Educação Médica, dentre eles as metodologias ativas. Estas são desenvolvidas através de diversas ações como oficinas, fóruns, webnários, eventos científicos, cursos, dentre outros.

Não se esqueça do canal de comunicação, sempre aberto, entre alunos, professores, coordenação de período, coordenação de curso e diretoria de medicina, para que, sempre que houver qualquer dificuldade, possamos apoiar os docentes em seu aprimoramento.

Não deixe de dar seu feedback para que as melhorias sejam constantes!